Receba notícias em seu email

MSC

Xeneta revela declínio súbito de taxas de frete

Após dois meses de aumentos constantes nos contratos de frete de longo prazo para operadores de contêineres, o último relatório de Índices Públicos XSI da Xeneta mostra uma reversão no quadro, com as taxas caindo 4,2%. 

De acordo com os dados fornecidos pelo relatório, todas as principais rotas tiveram queda mês a mês, baixando os índices para o nível mais baixo desde junho de 2018.


PUBLICIDADE



A Xeneta, sediada em Oslo, é a principal plataforma de benchmarking e análise do mercado de frete marítimo e produz o relatório mensal com dados coletados dos principais embarcadores e agentes de carga do mundo. 

"Esta é uma verdadeira reviravolta", comenta Patrik Berglund, CEO da Xeneta. “Nos últimos dois meses, a indústria conseguiu um alívio, com altas de 2,5% em fevereiro e 0,5% em março. Nesse contexto, uma queda de 4,2% vem como um choque para o sistema."

As razões para o declínio são complexas, com contribuição do excesso de oferta na Europa (com a atividade crescente da Ocean Alliance e novos slots disponíveis) e a guerra comercial EUA-China.






Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira