A Antaq realizará pesquisa com empresas brasileiras de navegação que atuam no transporte de apoio marítimo. A consulta será realizada durante o mês de maio e visa prospectar a expectativa das empresas na utilização e desenvolvimento de embarcações de engenharia, de bandeira brasileira, utilizadas na exploração offshore de petróleo e gás diante do cenário econômico global. O resultado da pesquisa subsidia o estudo “Caracterização das embarcações especiais empregadas nas atividades offshore de exploração de petróleo e gás”, integrante da Agenda Plurianual de Estudos da Antaq -2021/2024.
As embarcações de engenharia offshore de exploração de petróleo e gás natural são aquelas empregadas, em especial, na perfuração, construção, descomissionamento e abandono de campos e lançamento de linhas. Atualmente, consideram-se embarcações empregadas na engenharia os navios lançadores de linhas (Pipe Laying Vessel), embarcações de apoio a mergulho (Diving Support Vessel - DSV) e embarcação de apoio a ROV. Outras embarcações denominadas offshore construction vessel (OCV/ OSCV) podem vir a entrar no escopo do trabalho.
PUBLICIDADE
Segundo José Neto, gerente de Desenvolvimento e Estudos da Agência, tal sondagem será de extrema relevância para a execução do estudo em questão, uma vez que permitirá diagnosticar as expectativas das empresas brasileiras de navegação de desenvolvimento desse mercado específico.
O estudo foi solicitado pela Diretoria Colegiada da Antaq, por intermédio da Resolução nº 7.857-Antaq, e tem por objetivo aumentar o conhecimento da agência de forma a subsidiar suas decisões regulatórias sobre o tema.