Embarcação contratada pela Ocyan chega ao Brasil para trabalho em descomissionamento offshore

A empresa de óleo e gás Ocyan anuncia a chegada ao Brasil da embarcação da Solstad, o "Normand Cutter", que sob a sua gestão executará as atividades de descomissionamento de estruturas submarinas da Petrobras na Bacia de Campos (Rio de Janeiro) e Sergipe-Alagoas, em contrato conquistado no ano passado.

“Esse é o primeiro contrato de descomissionamento de campos de produção offshore no Brasil e podemos dizer que estamos na vanguarda desta atividade em nossa cadeia produtiva nacional. A experiência que vamos adquirir com o projeto nos dará grande expertise. Este projeto marca a retomada da Ocyan na área de construção submarina. Vislumbramos um futuro promissor com novas oportunidades em outras empresas incluindo operadoras internacionais”, comemora André Luiz Magalhães, gerente executivo de Construção Submarina da Ocyan.

O "Normand Cutter" é uma embarcação de construção offshore (OCV), tem comprimento de 127,5 metros e conta com um guindaste com capacidade de içamento de 300 toneladas, além de um sistema de lançamento de dutos flexíveis de até 100 toneladas e de armazenamento de dutos de até 1250 toneladas. A capacidade do navio é para uma tripulação de 114 pessoas, sendo que a equipe da Ocyan a bordo será de aproximadamente 23 pessoas.

PUBLICIDADE

Incatep


A embarcação estava na Noruega, de onde partiu para a Escócia, local onde foram instalados os sistemas de recolhimento e lançamento de dutos. Iniciou, então, a viagem para o Brasil em 12 de dezembro de 2022. A partir da segunda quinzena de janeiro de 2023, a embarcação fará a primeira campanha de recolhimento de equipamentos na Bacia de Campos, onde atuará por duas semanas e descarregará as estruturas em Vitória (ES). Ao final desta primeira etapa, ainda no Espírito Santo, fará a última etapa de instalação dos equipamentos – roletes e bobinas de armazenamento de dutos flexíveis - necessários para a sequência do projeto.

“Depois de todo este trajeto, em fevereiro, o Normand Cutter começa a operar em definitivo na Bacia de Campos, recolhendo estruturas dos FPSO "Cidade do Rio de Janeiro" e FPSO "Cidade de Rio das Ostras", e no segundo semestre, inicia o trabalho na Bacia de Sergipe Alagoas, na área do FPSO Piranema. Todo o material será tratado e enviado para reciclagem. Os serviços offshore do contrato terão duração de aproximadamente um ano e meio e o marco inicial se deu ainda na Escócia, para a instalação dos equipamentos”, explica o executivo.

“Para a Ocyan, ter essa embarcação em sua frota é estratégico e abrirá uma janela de oportunidade para novos contratos de construção submarina. A partir de agora, podemos buscar outros projetos que exijam este ativo como uma ferramenta de trabalho para atividades nessa área. Essa embarcação possibilitará a execução de mais de um projeto ao mesmo tempo”, pontua Rafael Guigon, diretor de Contratos de Construção Submarina da Ocyan.



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira