Navalshore 2024

Equinor utilizará barcos híbridos em sua operação no Brasil a partir de 2023

A Equinor terá, no primeiro trimestre de 2023, o primeiro barco híbrido a operar em águas brasileiras. A embarcaçãodo tipo PSV (Platform Supply Vessel) contará com um banco de baterias instalado e poderá utilizar, como combustível, tanto energia elétrica armazenada quanto o diesel. No total, o contrato entre a empresa de energia norueguesa e a CBO contempla a conversão de três embarcações ao modelo híbrido. A expectativa é que haja uma redução relevante no uso de diesel e, consequentemente, diminuição de até 40% de emissões de CO2 dos barcos.

“Há algumas semanas, anunciamos o início da substituição de diesel por gás natural em Peregrino. Agora, incluindo energia elétrica como força motriz de embarcações, sabemos que a redução de emissões em nossas operações será ainda mais significativa. Passos importantes para que possamos alcançar, em 2050, nossa ambição de ser uma empresa sem emissões líquidas de carbono.”, declara Veronica Coelho, presidente da Equinor Brasil.

“O uso de barcos híbridos está alinhado com a nossa estratégia global, além de reafirmar o nosso compromisso com a criação de valor local, uma vez que as adaptações da embarcação estão sendo realizadas no Brasil pela CBO, nosso fornecedor parceiro 100% brasileiro. Estamos prontos para oferecer parcerias de longo prazo com fornecedores que nos tragam soluções inovadoras, novas tecnologias e maximização de valor aos nossos projetos e operações”, afirma Rafael Tristão, diretor de contratações e suprimentos da empresa norueguesa.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


Os barcos do tipo PSV são responsáveis por transportar, do continente até as unidades offshore, os suprimentos e equipamentos necessários para a operação de um determinado ativo. A previsão é de que as embarcações utilizem as baterias para garantir a operação do motor a combustão sempre dentro da curva ótima de utilização, minimizando o consumo e tornando mais eficiente o uso de combustível. Além disso, quando atracado em local que possua infraestrutura de carregamento, é possível que o barco receba energia da unidade onshore, evitando o acionamento de motores.

A Equinor adotou sua primeira embarcação híbrida globalmente em 2016, na Noruega. A empresa conta com barcos deste tipo operando em 100% de suas operações no Mar do Norte.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira