A ExxonMobil Brasil firmou uma parceria com o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), da Marinha do Brasil, para desenvolver um projeto voltado à prevenção e monitoramento de espécies não-nativas nos ecossistemas marinhos da costa brasileira. O projeto, que receberá um investimento de R$ 15 milhões ao longo de quatro anos, é financiado pela cláusula de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Com foco na bioincrustação e bioinvasão, a iniciativa busca mapear os vetores de introdução de espécies exóticas, especialmente em áreas portuárias, contribuindo para a preservação da biodiversidade marinha. A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) também participa do projeto, reforçando a cooperação entre setor privado, governo e academia.
PUBLICIDADE
Nos últimos dois anos, a ExxonMobil Brasil destinou mais de R$ 200 milhões a projetos de PD&I em parceria com universidades e instituições brasileiras, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação no país.