A Foresea implementou novas tecnologias em seu Centro de Suporte à Decisão (CSD), localizado em Macaé (RJ), para garantir maior eficiência e segurança nas operações de perfuração offshore. A empresa passou a utilizar câmeras de visão 360º em alta definição, integradas a softwares de inteligência artificial, permitindo o monitoramento remoto em tempo real de todas as manobras realizadas em suas sondas no mar.
O CSD recebeu novos equipamentos e adotou rotinas de análises críticas para aprimorar os processos operacionais. A prática inclui o Vídeo Review 360°, em que as operações são acompanhadas ao vivo e posteriormente revisadas para identificar melhorias. Com base nessas análises, planos de ação são elaborados e compartilhados com as equipes embarcadas e com toda a frota.
PUBLICIDADE
Segundo Tiago Freitas, diretor de engenharia da Foresea, o uso dessas tecnologias proporciona uma atuação proativa, fortalecendo a segurança e a performance operacional. Além disso, Osiel Barreto, gerente de construção de poços e subsea, destacou que o monitoramento remoto já se tornou um requisito técnico em alguns contratos da empresa.
A Foresea atua no setor de perfuração offshore e possui frota própria composta pelas sondas ODN I, ODN II, Norbe VI, Norbe VIII e Norbe IX, todas em operação. A empresa possui certificação internacional APIQ2 e opera em águas profundas e ultraprofundas, priorizando alta performance, segurança e respeito ao meio ambiente.