A empresa de perfuração offshore Transocean, sediada na Suíça, deu início à operação de seu novo navio de perfuração para águas ultraprofundas para a Petrobras.
Após um acordo de compra no final de 2022 para a aquisição do navio de perfuração "Deepwater Aquila" (antigo "West Aquila") por US$ 200 milhões da Hanwha Ocean, antiga Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME), a empresa suíça deu início a uma oferta privada com vencimento em 2028 para financiar parcialmente a construção, aquisição e melhoria ou alteração da nova plataforma de águas ultraprofundas de sétima geração.
PUBLICIDADE
Este navio-sonda é uma das duas sondas originalmente encomendadas em 2013 pela Seadrill. A Transocean possui e opera oito dos 12 navios-sonda de águas ultraprofundas do mundo, com capacidade para 1,4 mil toneladas curtas de gancho, após trazer a sonda "Deepwater Aquila" para seu grupo.
A sonda, que deveria ser entregue pelo estaleiro em outubro de 2023, ganhou um contrato de três anos em setembro de 2024 com a Petrobras a uma taxa de US$ 448 mil. O trabalho estava programado para começar em junho de 2024 e terminar em junho de 2027.