A Jan De Nul informou que seu navio de instalação offshore de última geração, encomendado ao estaleiro CMHI Haimen, na China, teve a cerimônia de lançamento realizada em 2 de janeiro.
A embarcação, o "Les Alizés", está pronta para a fase final de construção, incluindo testes de mar, a serem concluídos até o segundo semestre.
PUBLICIDADE
O navio será o maior "heavy lift" da frota da Jan De Nul, capaz de instalar componentes eólicos offshore em condições de flutuação e com baixíssimas emissões. Sua primeira missão será na Alemanha, na operação de construção de parques eólicos offshore. O navio também será adequado ao descomissionamento de plataformas offshore de petróleo e gás.
O "Les Alizés" será equipado com uma grua com capacidade de elevação de cinco mil toneladas. A propulsão tem configuração híbrida, combinando geradores a diesel e bateria que recuperará a energia potencial retornada do guindaste de carga pesada. O navio de emissão ultrabaixa poderá operar com biodiesel de segunda geração, que reduz a pegada de carbono em até 90%.