A Petrobras anunciou a chegada da plataforma P-78, nesta terça-feira (30), ao Campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. O FPSO partiu do estaleiro Benoi, em Cingapura, no último dia 13 de julho. Segundo a empresa, o equipamento foi trazido com a tripulação a bordo, o que permite que sistemas complexos sejam mantidos em condição operacional, a continuidade do processo de comissionamento e o treinamento das equipes. Com isso, o tempo entre a chegada ao local de exploração e o início da produção de petróleo será reduzido em duas semanas. Após a chegada e antes de entrar em operação, será realizado o serviço de ancoragem e de interligação da plataforma com os poços produtores de petróleo, o que deverá levar aproximadamente dois meses.
O campo de Búzios está em águas ultraprofundas da Bacia de Santos, com profundidade de até 2.100 metros, a 180 quilômetros da costa do estado do Rio de Janeiro. O projeto Búzios 6 conta com 13 poços, sendo seis produtores, com dois conversíveis a injetores, seis injetores WAG e um injetor de gás. A unidade será interligada com dutos rígidos de produção, injeção e exportação de gás e dutos flexíveis para as linhas de serviço e de gás lift.
PUBLICIDADE
O FPSO P-78, que tem capacidade de, por dia, produzir até 180 mil barris de óleo e comprimir 7,2 milhões de metros cúbicos de gás, é a sétima unidade prevista para instalação no campo e vai se somar às outras seis plataformas já em operação. “A P-78 se junta às demais unidades produtoras para incrementar ainda mais a produção do Campo de Búzios, que já superou a produção diária de 900 mil barris de petróleo”, disse a diretora de exploração e produção da Petrobras, Sylvia Anjos
O casco do equipamento foi feito em estaleiros nas cidades Yantai e Hayang, na China, e em Ulsan, na Coreia do Sul, onde foi realizada a integração dos blocos. Em seguida, ele foi levado para o estaleiro em Cingapura, no qual houve a integração e comissionamento dos módulos de topside, construídos no Brasil pelo Estaleiro Seatrium Angra dos Reis, antigo Brasfels, na China e em Cingapura.