A Petrobras iniciou, na última sexta-feira (1º), com três meses de antecedência em relação ao prazo anteriormente previsto, a produção da plataforma P-79 no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, a 180 quilômetros da costa do estado do Rio de Janeiro, em águas ultraprofundas a mais de 2 mil metros de profundidade. De acordo com a empresa, a unidade tem capacidade para produzir por dia 180 mil barris de óleo e de 7,2 milhões de metros cúbicos de gás e, com ela, a produção diária no campo chegará a 1,33 milhão de barris.
A empresa explicou que a produção será elevada de forma gradual, à medida que os poços forem interligados à plataforma, a oitava do campo de Búzios. Segundo a petroleira, a entrada em operação da P79 permitirá o aumento da exportação de gás para o continente, pelo gasoduto Rota 3, com expectativa de oferta de até três milhões de metros cúbicos por dia.
PUBLICIDADE
A plataforma foi construída no estaleiro Hanwha Ocean, na Coreia do Sul. Com 345 metros de comprimento e 180 metros de altura, a P-79 chegou ao Brasil em fevereiro, vinda do país asiático, trazendo as equipes de comissionamento e operação a bordo. Com isso, explicou a Petrobras, não houve a necessidade de parada em águas abrigadas no Brasil e foi possível fazer o comissionamento dos sistemas durante a viagem.
A Petrobras informou ainda que a unidade está integrada ao projeto de desenvolvimento da produção de Búzios 8, que prevê 14 poços, sendo oito produtores e seis injetores, com sistemas de completação inteligente, para potencializar o gerenciamento da produção. Ela é interligada com dutos rígidos de produção, injeção e exportação de gás e dutos flexíveis para as linhas de serviço, permitindo a produção em alta capacidade, além de ser equipada com sistemas que reduzem emissões de gases de efeito estufa (GEE).
O campo de Búzios, descoberto em 2010, é o maior do país em reservas e, no ano passado, superou a marca de 1 milhão de barris por dia. Já são operados no campo os FPSOs P-74, P-75, P-76, P-77, Almirante Barroso, Almirante Tamandaré e a P-78, que entrou em operação em dezembro de 2025, e ainda serão incorporados os FPSOs P-80, P-82 e P-83, que estão em construção, e o Búzios 12, em fase de licitação. No total, o campo de Búzios terá 12 plataformas.












