Petrobras bate recorde de patentes em 2021

Empresa também superou a própria marca de inscrições no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI)

A Petrobras tornou-se a empresa brasileira com maior número de registros de patentes junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em 2021. Foram 112 pedidos até o dia 23/12. Com essa marca, a empresa superou todos os depositantes nacionais: empresas, universidades e Institutos de Ciência e Tecnologia — e superou o recorde anterior de pedidos no INPI, 111 patentes, alcançado em 2014 por outra instituição. O registro é o primeiro passo para obter a patente definitiva de uma tecnologia, serviço ou produto.

Com os 112 pedidos, a companhia bateu também o seu próprio recorde, de 95 depósitos, em 2005. O número ainda pode aumentar até 30/12, prazo final para pedidos no ano. A companhia já vinha subindo posições: do 5º lugar, em 2019, para o 2º, em 2020.

PUBLICIDADE

MCI


A Petrobras é a empresa brasileira que mantém mais patentes ativas — 1.067 no Brasil e no exterior. A maioria dos projetos relacionados aos 112 pedidos de 2021 foi desenvolvida para atender demandas de exploração e produção, refino, gás e energia, renováveis e projetos de desenvolvimento sustentável, como descarbonização e redução de emissões. Nos próximos cinco anos a companhia investirá US$ 1,6 bi em transformação digital e inovação.

“A Petrobras conta com profissionais altamente qualificados e nosso Centro de Pesquisas é considerado de excelência e reconhecido mundialmente. Esse recorde é fruto da dedicação e do trabalho incansável dessa força de trabalho comprometida com resultados e de olho no futuro das demandas energéticas mundiais que exigem que as empresas operem de forma cada vez mais segura e com responsabilidade socioambiental”, ressalta o presidente da companhia, Joaquim Silva e Luna.

“A companhia é uma das que mais investem em inovação no país. Somos parte de um grande ecossistema de inovação e compartilhamos nossos desafios com startups, universidades e empresas, estimulando o desenvolvimento de soluções tecnológicas que atendam às nossas demandas e nos preparem para o futuro”, afirma o diretor de Transformação Digital e Inovação, Nicolás Simone.

Para dar suporte aos projetos de inovação, a Petrobras conta com o maior Centro de Pesquisas da América Latina, o Cenpes, com 147 laboratórios e plantas pilotos instalados e mais de 8 mil equipamentos, muitos com tecnologia de ponta. A companhia mantém, ainda, parcerias com mais de 100 instituições nacionais, incluindo universidades e empresas, além de parcerias com 20 universidades e institutos internacionais.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira