Receba notícias em seu email

Navalshore

Petrobras ganha prêmio internacional por tecnologias inovadoras no bloco Libra na pré-prova

A Petrobras receberá um dos mais importantes prêmios do setor de petróleo e gás, concedido pela edição brasileira da Offshore Technology Conference (OTC Brasil), pelo conjunto de inovações desenvolvidas no Libra Long-Term Test (TLD), no barragem da bacia de Santos.

Segundo a OTC Brasil, o prêmio reconhece a abordagem inovadora do Libra TLD, que permitiu o monitoramento simultâneo da pressão de campo através de dispositivos remotos, produção de petróleo e injeção de gás. "O TLD levou o conceito de avaliação dinâmica para uma nova dimensão", afirmou a organização em comunicado.


PUBLICIDADE



A reinjeção de gás durante o TLD é uma das cinco novas tecnologias usadas para permitir a produção de petróleo e gás em Libra. Essas inovações foram cruciais para a empresa quebrar, nesse bloco, o recorde médio mensal de produção em um único poço offshore, que atingiu 58 mil barris de óleo equivalente (boe) por dia.

Para o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Carlos Alberto Pereira de Oliveira, o projeto Libra deixa um legado tecnológico para a indústria offshore. “Ao desenvolver soluções inovadoras, não apenas conseguimos reduzir os custos operacionais, mas também aceleramos o ritmo dos testes de longo prazo, essenciais para obter informações sobre depósitos e produção. Não há dúvida de que, como outros projetos do pré-sal, a Libra tem uma alta capacidade de gerar valor e transformar potencial para o setor ”, diz Carlos Alberto.

Além das propriedades comuns ao pré-sal, como colunas de óleo com grandes espessuras e rochas com excelente porosidade, os depósitos de Libra possuem óleo com características próprias diferentes de outras áreas, como maior quantidade de gás associado e maior presença de dióxido de carbono. atinge 44% do gás associado contido no tanque. “Como não havia cenário semelhante no setor, nossos técnicos e parceiros desenvolveram soluções pioneiras. Inovamos, por exemplo, aproveitando todo o dióxido de carbono produzido para aumentar a produtividade do reservatório. Também nos atrevemos quando realizamos a operação antes do lançamento de linhas flexíveis com flutuadores no fundo do mar, antes mesmo de contratar as plataformas ”, lembra o diretor.

O Prêmio (Prêmio de Conquista Distinguida) será entregue à Petrobras em 30 de outubro de 2019, durante a edição brasileira da OTC, no Espaço Sulamerica, no Rio de Janeiro.






   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira