A Petrobras pode se tornar a maior produtora de petróleo de capital aberto do mundo até 2030, segundo a consultoria especializada em energia Rystad Energy.
“A Petrobras não poderia ter registrado um resultado melhor no leilão”, diz um relatório divulgado ontem pela Rystad. Segundo a consultoria, a Petrobras é a empresa produtora de petróleo que mais cresce no mundo e ganhou quase o controle total de mais de 8 bilhões de barris de petróleo no campo de Búzios.
PUBLICIDADE
Ao longo de 2019, a Petrobras evoluiu do quinto lugar para se tornar o terceiro maior produtor de petróleo, destaca o relatório assinado por Aditya Ravi e Jai Singh, observando as companhias de capital aberto. Atualmente, segundo a consultoria o primeiro e segundo lugar dessa lista são ocupados pela russa Rosneft e pela chinesa PetroChina, respectivamente.
A consultoria calcula que a produção da Petrobras de cerca de 2,2 milhões de barris por dia em 2019 pode subir para cerca de 3,8 milhões de barris por dia até 2030, ultrapassando a russa Rosneft, cuja produção já dá sinais de que está diminuindo.
“A Petrobras pode superar a PetroChina nos próximos meses e potencialmente superar a Rosneft na próxima década, graças, em grande parte, às suas últimas aquisições”, diz o relatório.
Fonte: Valor