A Petrobras prevê alcançar uma produção de 2,2 milhões de barris de petróleo por dia em 2020, com variação de 2,5% para mais ou para menos, de acordo com seu plano estratégico 2020-2024, divulgado nesta quinta-feira. A meta é ligeiramente superior àquela atualizada da companhia para 2019, de 2,1 milhões de barris diários de petróleo, com variação de 2,5% para mais ou para menos.
Com relação à produção total de petróleo e gás natural da companhia, a meta para 2020 é de 2,7 milhões de barris de óleo equivalente (BOE) por dia, com variação de 2,5% para mais ou para menos. O número é igual à meta atualizada para este ano.
PUBLICIDADE
Para o fim do período do plano, a companhia espera alcançar uma produção de petróleo de 2,9 milhões de barris por dia, em 2024. No mesmo horizonte, a empresa espera alcançar uma produção total de óleo e gás de 3,5 milhões de BOE/dia.
A Petrobras também incluiu uma meta de “produção comercial” de óleo e gás. Essa métrica tem a finalidade de representar o impacto econômico da produção nos resultados da companhia, deduzindo da sua produção de gás natural os volumes de gás reinjetados nos reservatórios, consumidos em plataformas de produção e queimados nos processos produtivos.
Dessa forma, a meta de produção comercial para 2020 é de 2,4 milhões de BOE diários de óleo e e gás, com variação de 2,5% para mais ou para menos. Para 2024, a meta de produção comercial é de 3,2 milhões de BOE/dia.
Ao longo do período do novo plano, a Petrobras prevê a entrada em operação de 13 novos sistemas de produção, sendo todos destinados a projetos em águas profundas e ultra profundas.
A curva de produção para o período 2020-2024 não contempla desinvestimentos, com exceção de cerca de 100 mil barris de óleo equivalente por dia relativos aos campos na Nigéria e de Tartaruga Verde, cujas transações já foram assinadas e os fechamentos estão próximos de ocorrer.
Fonte: Valor