Esta segunda-feira véspera de feriado será outro momento marcante para os mercados ao redor do mundo. O contrato do barril do petróleo tipo WTI, para maio de 2020, tem forte queda de 37% nesta manhã (por volta de 10h40), após tocar os 40% de mergulho, indo ao menor nível de preços em 20 anos. O óleo era negociado a US$ 11,50 o barril no horário. O barril WTI é a referência da indústria americana.
Siga o Valor Investe:
No caso do WTI, além do desequilíbrio entre oferta e demanda agravado pela pandemia de coronavírus, há aspectos técnicos que explicam o declínio muito mais forte e descolado do desempenho do Brent, a referência mundial: os contratos de maio expiram amanhã.
PUBLICIDADE
Vale ressaltar, porém, que há um excesso de estoque de petróleo em Cushing, cidade Oklahoma, importante centro de armazenamento do mercado petrolífero americano, e que este volume estocado continua crescendo com a desaceleração econômica mundial.
Os estoques de petróleo bruto em Cushing aumentaram 48%, para quase 55 milhões de barris desde o fim de fevereiro, segundo dados da Agência de Informação de Energia (EIA, na sigla em inglês). O hub tinha capacidade de armazenamento operacional de 76 milhões em 30 de setembro, segundo o EIA.
Os 9,7 milhões de barris por dia de cortes de produção acordados pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) estão empalidecendo em comparação com esse cenário.
Fonte: Valor Investe