MSC

SBM confirma número ‘significativo’ de tripulantes com covid-19 em navio a serviço da Petrobras

A SBM Offshore confirmou a existência de um “número significativo” de tripulantes a bordo de um de seus navios-plataforma (FPSO) no Brasil com diagnóstico positivo para o novo coronavírus (covid-19). A companhia, no entanto, não informa o número total de infectados, nem a unidade em que eles estão embarcados, para garantir a privacidade dos indivíduos.
De acordo com o jornal “O Globo”, o caso ocorre no FPSO Capixaba, pertencente à SBM e afretado pela Petrobras. Situada no litoral sul do Espírito Santo, a unidade teria ao menos 34 trabalhadores infectados, de acordo com a reportagem.

“A SBM Offshore confirma que um número significativo de tripulantes de um de seus FPSOs offshore no Brasil testou positivo para covid-19. Eles estão recebendo atenção médica e sendo monitorados de perto”, informou a empresa.

De acordo com a companhia, algumas pessoas já desembarcaram e estão recebendo atendimento médico em terra. A bordo, permanecem em vigor medidas preventivas, como o distanciamento social e o reforço das regras para aumentar a higiene dentro do navio.

PUBLICIDADE

MCI


“A SBM Offshore mantém contato próximo com as autoridades brasileiras e com o cliente Petrobras para gerenciar a situação”, acrescentou a companhia.

Procurada, a Petrobras informou que o assunto está sendo tratado pela SBM Offshore, que é responsável pela plataforma.

A SBM acrescentou que a saúde e a segurança dos clientes, dos funcionários e fornecedores do grupo são a prioridade da empresa.

A companhia informou ter implantado um programa de resposta global que monitora de perto as operações da empresa no mundo, incluindo o monitoramento das tripulações em sua frota e o gerenciamento de situações especiais. De acordo com a empresa, foram implementados protocolos com relação à prevenção e resposta a incidentes e criados planos de contingência.

FPSO Cidade de Santos
Também houve contaminação de pelo novo coronavírus em outro navio-plataforma afretado pela Petrobras, o FPSO Cidade de Santos. A Modec, dona da unidade, confirmou que tripulantes apresentaram diagnóstico positivo. Segundo a companhia, a produção da unidade foi paralisada e só retomará após a conclusão de atividades de limpeza e desinfecção.

A empresa explicou que as pessoas infectadas foram prontamente desembarcados da unidade para receber os cuidados necessários em terra. Depois de ter detectado o primeiro caso confirmado a bordo, a empresa realizou testes em toda a equipe e também desembarcou os demais tripulantes com diagnóstico positivo.

Segundo a companhia, os profissionais infectados estão sendo acompanhados pelo departamento médico da empresa, que está prestando apoio aos funcionários e seus familiares.

Com relação à parada da produção, a Modec informou que decidiu pela medida seguindo seus protocolos de segurança e de atendimento à pandemia da covid-19. “A Modec retomará a produção nesta unidade apenas quando concluídas as atividades de limpeza e desinfecção”, completou a empresa.

A companhia informou que, desde a decretação da pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tem implementado uma série de ações para reduzir a exposição das pessoas e manter a operação com segurança das suas embarcações, dentre elas, um rígido controle de acesso às plataformas em operação no Brasil.

O grupo explicou, porém, que os sintomas da covid-19 surgiram em empregados que iniciaram a sua jornada de trabalho antes da adoção dessas medidas, no mês passado.

A Modec informou ainda que importou testes rápidos para detecção de anticorpos da covid-19 e, desde o dia 7 de abril, passou a realizar testes em todas as equipes antes do embarque.

Fonte: Valor



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira