O Senai Cimatec e a Galp, por meio de sua afiliada Petrogal Brasil, firmaram parceria para implantar a primeira planta piloto de hidrogênio verde (H2V) na Bahia. Localizado no Cimatec Park, em Camaçari, o projeto será voltado à pesquisa e inovação da cadeia de valor do hidrogênio, com investimento superior a R$ 40 milhões e previsão de operação em agosto de 2025.
O projeto, financiado pela cláusula de participação especial da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) e pela EMBRAPII, contará com uma infraestrutura multifuncional que incluirá geração de energia renovável, planta de produção de hidrogênio, estação de abastecimento veicular e laboratório para testes de combustão e conversão. O hidrogênio verde é um vetor energético estratégico para descarbonizar setores intensivos em carbono, posicionando o Brasil como protagonista na transição energética global.
PUBLICIDADE
Segundo Paulo Roberto Freitas Neves, consultor de eficiência energética do Senai Cimatec, a iniciativa coloca a Bahia em destaque no cenário da inovação energética, promovendo estudos sobre produção, armazenamento e aplicação do hidrogênio verde. Além disso, Heloisa Althoff, da Galp, destacou o potencial do Brasil em liderar a transição energética global, gerando empregos e promovendo sustentabilidade.
A parceria também reforça o papel da Bahia como líder em energia renovável, conforme apontado pelo Atlas da Bahia H2V, desenvolvido pelo Senai Cimatec, que identificou um potencial anual de produção de 84 milhões de toneladas de hidrogênio verde no estado. A iniciativa incentivará novos modelos de negócios, diversificação da matriz energética e o fortalecimento da cadeia produtiva do H2V.