A Shell Brasil anunciou, nesta terça-feira (3), que fechou acordo para vender à a Kuwait Foreign Petroleum Exploration Company (Kufpec) 20% de participação no Projeto Orca, para exploração de óleo e gás em águas profundas na área do pré-sal da Bacia de Santos, mantendo 50% e a condição operadora do projeto. A transação está sujeita à aprovação regulatória, ao exercício de direitos preferenciais e às condições de fechamento, e a previsão é que seja concluída até o fim de 2026.
Segundo a empresa, a parceria com a Kufpec faz parte de seu programa de alocação de capital no portfólio global da Shell, a maior produtora estrangeira de petróleo e gás no país, e fortalece a cooperação entre as duas companhias em mercados de upstream. “Estamos satisfeitos em receber a Kufpec como parceira no Orca, projeto essencial para sustentar a produção de líquidos do nosso portfólio”, afirmou Peter Costello, presidente de Upstream da Shell.
PUBLICIDADE
Ele disse que os objetivos são ampliar a colaboração que a empresa já mantém com a Kufpec no Egito e reforçar também a parceria com ela no Kuwait. “Esse movimento aprofunda nosso alinhamento com a forte colaboração que mantemos com a Kuwait Petroleum Corporation”, explicou.
O Projeto Orca abrange o Contrato de Concessão BM-S-54 e o Contrato de Partilha de Produção (CPP) de Sul de Orca. Antes da entrada da Kufpec, eles tinham como participantes a Shell, operadora com 70%, a Ecopetrol, com 30%, e a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) como gestora do CPP. Com a conclusão da transação, a Shell ficará com 50%, a Ecopetrol manterá seu percentual de participação e a Kufpec terá 20%.


















