Navalshore 2024

Sonda da Ocyan finaliza a perfuração em água com menos de 500 metros

A Ocyan oferece ao setor de óleo e gás um novo paradigma para a perfuração em óleo ou água abaixo de 500 metros com o uso de navio-sonda em posicionamento dinâmico, sem uso de ancoragem. A novidade foi alcançada pela primeira vez neste mês com a sonda "Norbe VIII", no campo de Albacora, no pré-sal da Bacia de Campos, em profundidade de água de 450 metros e profundidade total de poço de 5000 metros.

“Foi concluída a operação no início de maio com a "Norma VIII", após o estudo de engenharia que permitiu a ação a um custo acessível. Esse modelo abre um novo mercado para as vendas da Ocyan ”, comemora Heitor Gioppo, diretor superintendente da Unidade de Perfuração da companhia.

Os navios-sonda da Ocyan possuem capacidade para operar em água com profundidade de até 3000 metros, atendendo à demanda do setor de E&P em águas ultraprofundas. No entanto, recentemente, o número de poços diminuiu com profundidade d'água e profundidades totais equivalentes aos poços do pré-sal da Bacia de Santos. Essa tendência tem sido o novo desafio de operar as operações de perfuração de porte grande, executadas sob sistema de posicionamento dinâmico, em projetos que usam o controle maior de ângulo entre a posição da sonda e os equipamentos utilizados na cabeça do poço.

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira