Receba notícias em seu email

Navalshore

Tecnologia brasileira utiliza IA para aprimorar segurança de plataformas de petróleo

A provedora de serviços digitais Shape Digital, a Shell Brasil, a Modec e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) firmaram parceria para desenvolver metodologias de monitoramento de riscos operacionais com uso de inteligência artificial (IA). O objetivo, informaram representantes das parceiras, é oferecer visualização em tempo real para apoiar a tomada de decisão.

O acordo prevê o aprimoramento da Shape Reef, ferramenta voltada para a segurança de processo operacional criada pela Shape Digital, para identificar a degradação de barreiras de segurança em unidades offshore. Segundo Felipe Baldissera, CEO da Shape Digital, a IA será usada para desenvolver e testar métodos de gestão de barreiras de segurança em unidades offshore.


PUBLICIDADE



O projeto, financiado pela Shell Brasil, será desenvolvido em 36 meses. Nesse período, as empresas vão adotar, testar e buscar aprimorar abordagens de estimativa de riscos usando técnicas baseadas em dados para dois contextos: degradação de barreiras de segurança e vazamento de gás.

As parceiras informam que a tecnologia em desenvolvimento tem como base projeto realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que, na primeira etapa, desenvolveu dois programas de computador, que originaram os produtos inovadores para alises de risco: o Fuzzy BowTie e o Artificial Neural Network for Leak Detection. Agora, numa segunda fase, o projeto vai combinar dados de fluidodinâmica computacional e dados reais de campo para investigar e aplicar novos modelos de Inteligência Artificial.

 






Navalshore

   ICN    Zmax Group    Antaq
       

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira