A primeira unidade offshore de produção de hidrogênio do mundo foi inaugurada no Porto de Saint-Nazaire, na França, antes de seus testes oficiais na costa do Atlântico.
A unidade, chamada Sealhyfe, se conectará, após uma fase de testes nas docas, à turbina eólica offshore flutuante da BW Ideol, em operação desde 2018. A unidade será instalada a menos de 1 km do aerogerador flutuante e conectado ao hub submarino do local por um período de 12 meses.
PUBLICIDADE
O projeto piloto, liderado pelo produtor e fornecedor francês de hidrogênio renovável Lhyfe, tem capacidade para produzir até 400 kg de hidrogênio verde renovável por dia, equivalente a 1 MW de potência. O eletrolisador foi fornecido e otimizado pelo player de tecnologia de hidrogênio baseado nos EUA Plug Power, que foi instalado na plataforma de energia das ondas Wavegem desenvolvida pela Geps Techno.
A Lhyfe comunicou que, após os testes, terá um volume substancial de dados, o que deve permitir à empresa projetar sistemas de produção offshore maduros e implantar tecnologias robustas e comprovadas em larga escala, de acordo com o objetivo da UE de produzir 10 milhões de toneladas por ano de hidrogênio renovável até 2030.