A Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (Abol) firmou um acordo de cooperação técnica com a Infra S.A, estatal vinculada ao Ministério dos Transportes, visando fortalecer a eficiência e a inovação na cadeia de suprimentos. Com validade inicial de dois anos, prorrogáveis por até 60 meses, o acordo prevê o intercâmbio de conhecimentos, estudos sobre transporte eficiente e melhorias nas atividades dos operadores logísticos, com foco em segurança jurídica, competitividade e sustentabilidade no setor.
A parceria foi oficializada por Marcella Cunha, diretora executiva da Abol, Jorge Luiz Macedo Bastos, diretor-presidente da Infra S.A, e Marcelo Vinaud Prado, diretor de Mercado e Inovação da estatal. Marcella destacou a importância de unir esforços para o desenvolvimento da infraestrutura brasileira e fortalecimento do mercado. Vinaud apontou o Plano Nacional de Logística (PNL) 2050 como um dos projetos centrais, ressaltando a necessidade de dados robustos fornecidos pelos operadores logísticos associados à Abol.
PUBLICIDADE
Entre as ações previstas, estão estudos anuais sobre a matriz de origem e destino das cargas e a eficiência no transporte aéreo, visando redução de custos e burocracias. O acordo também contempla eventos, seminários, missões nacionais e internacionais, e workshops conjuntos, além da divulgação de painéis com dados relevantes para o setor. A Abol sugeriu pesquisas sobre os gargalos e oportunidades no modal aéreo de carga, reforçando a necessidade de ampliar a capilaridade e eficiência logística no Brasil.