O trecho ferroviário da América Latina Logística (ALL) no interior de São Paulo passa hoje por seu quinto dia de interdição, interrompendo a circulação de trens carregados com produtos agrícolas rumo ao porto de Santos (SP).
As operações no trecho foram suspensas em decorrência de um descarrilamento que ocorreu no domingo, em São José do Rio Preto (SP), provocando oito mortes. A ferrovia afetada faz parte do corredor que interliga o Estado do Mato Grosso ao litoral de São Paulo, por onde passam cerca de 70% de toda a soja e todo o milho produzidos pelo Mato Grosso.
Segundo Luis Henrique Baldez, presidente da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (Anut), o problema é "grave" e a situação neste momento só não é mais preocupante porque os produtores já estão na etapa final de escoamento da safra.
Segundo ele, os responsáveis têm que ficar atentos à recuperação do trecho nas próximas semanas. A operação tem que estar pronta em janeiro (daqui a pouco mais de um mês), quando o campo inicia a produção de sua nova safra. Serão aproximadamente 20 milhões de toneladas de grãos, diz ele. "Não tem alternativa, tem que mandar por caminhão [se a ferrovia não suportar]", diz.
Procurada, a assessoria de imprensa da ALL informou que "está trabalhando em conjunto com os clientes para ajustar o escoamento neste momento de interrupção".
Fonte: Valor Econômico/Fábio Pupo | De São Paulo
PUBLICIDADE