O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) emitiu, na última semana de 2010, a licença para a instalação do terminal da América Latina Logística (ALL), em Itiquira (MT). Denominado Expansão Malha Norte, o projeto visa a extensão da ferrovia em Mato Grosso, entre Alto Araguaia a Rondonópolis, facilitando sobremaneira a logística na região, com a aproximação do transporte ferroviário aos seus clientes. As obras terão início já em janeiro de 2011, com previsão de término em 6 meses.
A área cedida pela Prefeitura de Itiquira, localizada a 14 quilômetros do centro da cidade, mede o equivalente a 73 hectares. O espaço, que fica entre o terminal de Alto Araguaia e o futuro terminal de Rondonópolis, será um ponto estratégico para o escoamento da região Centro-Oeste ao Porto de Santos (SP). Após a conclusão do terminal, serão transportados e armazenados grãos e farelos. Posteriormente, haverá também espaço destinado a combustíveis, madeira e fertilizantes.
A capacidade do terminal será para carregar um trem com 120 vagões por dia, com a possibilidade de aumento gradativo de até dois trens/dia. Aproximadamente 200 colaboradores de Itiquira trabalharão no projeto.
Obras – Atualmente as obras do Projeto Expansão Malha Norte estão avançadas em toda a sua extensão. Cerca de 115 quilômetros estão totalmente em obras. Desse trajeto, 95 quilômetros de infraestrutura já se encontram concluídos e mais de 20 de superestrutura (dormentes e trilhos) já foram executados. O trecho possui duas grandes pontes que também estão com obras aceleradas.
O Projeto Expansão Malha Norte é dividido em três segmentos. O primeiro tem cerca de 13 quilômetros, o segmento II mede 162 km, o último é de aproximadamente 75 km. A ALL já possui liberação do IBAMA de dois dos três segmentos, restando apenas a licença de 76 quilômetros do terceiro, que já está em análise pelo instituto. A companhia aguarda a emissão da licença e planeja o início da obra nesse trajeto para março de 2011.
Os quilômetros licenciados pelo IBAMA já somam 175 de um total de 250. Hoje, as obras já se aproximam da comunidade de Mineirinho, localizada entre Itiquira e Rondonópolis.
Recentemente, foram concluídas duas grandes obras de Terra Armada (placas de concreto verticais que diminuem a área do aterro, afetando uma área muito menor nas APPs). Essas obras foram propostas pela a ALL como uma alternativa tecnológica para diminuir o impacto e obter a licença ambiental.
Fonte:O Documento
PUBLICIDADE