A Ambipar firmou parceria com a Carvajal, um dos maiores grupos industriais da Colômbia, com atuação nos setores de papel e celulose, para modernização da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) no Valle del Cauca, na Colômbia. O acordo inclui projeto de retrofit, melhorias operacionais e dragagem de lodo. A Carvajal produz papel e celulose a partir do bagaço da cana-de-açúcar, matéria-prima renovável e com menor impacto ambiental em relação às fontes tradicionais. O retrofit da ETE permitirá à empresa otimizar seus processos, reduzir emissões e ampliar sua eficiência no reuso da água industrial, diferencial em regiões que enfrentam escassez hídrica.
Fernando de Barros, head global em Water Solutions, disse que o projeto com a Carvajal reforça a presença da Ambipar na América Latina e consolida sua atuação em mercados que valorizam soluções ambientais de alta complexidade. “A parceria com a Carvajal é exemplo da nossa missão de levar soluções sustentáveis e inteligência ambiental a todos os cantos do mundo”, afirmou Barros.
PUBLICIDADE
Segundo Barros, o contrato com a Carvajal se insere na estratégia mais ampla da Ambipar de aumentar sua presença global e exportar sua experiência em sustentabilidade e gestão ambiental, que inclui aquisições e parcerias em países como Chile, México, Estados Unidos, Reino Unido. “A internacionalização é uma das principais propulsores de crescimento da Ambipar. A operação na Colômbia reforça nossa posição como referência em soluções ambientais e de engenharia no cenário global”, explicou.
A Ambipar investe e opera projetos de descarbonização, economia circular, transição energética e regeneração ambiental. Fundada em 1995, a companhia tem mais de 23 mil funcionários, mais de 600 bases operacionais e atua em 41 países, especialmente em projetos para recuperação de resíduos e respostas a emergências ambientais. Ela investe também em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com mais de 100 soluções de economia circular, mais de 25 patentes e mais de 50 prêmios de inovação nacionais e internacionais.