A mineradora Anglo American e a Ferroport, operadora do terminal de minério de ferro no Porto do Açu, no Norte do Rio de Janeiro, anunciaram nesta quinta-feira (14) que atingiram no dia 1º 200 milhões de toneladas embarcadas desde o início de suas operações, em outubro de 2014. A marca foi alcançada com a operação do navio Canary. As empresas informaram que, no período de atividades conjuntas, foram carregados no porto fluminense 1.234 embarcações.
A Ferroport, joint venture formada pela mineradora Anglo American e pela Prumo Logística, é responsável pela operação do terminal de minério de ferro do Porto do Açu, com serviços de armazenamento, filtragem e embarque. Ela atende à parceira Anglo American, que extrai o minério em uma mina em Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, e o envia ao porto fluminense por um mineroduto próprio de 529 quilômetros, que atravessa 33 cidades, no chamado Sistema Minas-Rio. No terminal, o minério é processado, estocado e exportado por navios para diversos países.
PUBLICIDADE
O CEO da Ferroport, Carsten Bosselmann, disse que a marca de 200 milhões de toneladas embarcadas confirma a eficiência do Sistema Minas-Rio em uma década em operação e o sucesso dos investimentos feitos. “Temos agregado tecnologias de ponta de monitoramento, treinamentos de segurança e procedimentos operacionais rigorosos que nos ajudaram a alcançar a marca das 200 milhões de toneladas embarcadas com êxito durante todo este período”, afirma.
Neste ano, a expectativa do grupo é atingir de 22 a 24 milhões de toneladas de minério de ferro movimentadas no terminal fluminense. Até o momento, 87 navios já foram operados em 2025 em operações ininterruptas durante todos os dias do ano e com capacidade de 10 mil toneladas de carga embarcada por hora.