Os diretores da ANTAQ, Mário Povia (diretor-geral) e Adalberto Tokarski, receberam dia 1º, na sede da Agência, em Brasília, uma comitiva da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (ANUT). A reunião inaugura uma agenda para discussão de temas de interesse dos usuários, como a questão portuária e o transporte de cabotagem no Brasil.
O grupo foi liderado pelo presidente do Conselho Diretor da Associação, Antônio Bacelar, e pelo seu presidente executivo, Luís Henrique Teixeira Baldez, e contou com a participação de representantes das empresas ArcelorMittal, Bunge, Usiminas, Cosan, Gerdau e Raízen, da Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar) e da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
PUBLICIDADE
Pela ANTAQ, também participaram da reunião os superintendentes de Regulação, Arthur Yamamoto, Outorgas, Flávia Takafashi, e de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade, Rogério Menescal, além de gerentes das três superintendências, especialistas em regulação e assessores da Diretoria Colegiada. O gerente de Fiscalização da Navegação, Alexandre Moura, representou o superintendente de Fiscalização, Bruno Pinheiro.
O diretor-geral da Agência, Mário Povia, manifestou que o encontro ratifica o compromisso da ANTAQ junto aos usuários do setor aquaviário nacional. “Recebemos a visita de seletos representantes da ANUT, num ambiente de diálogo extremamente produtivo e de alto nível, onde foram discutidos temas de relevância, envolvendo, nessa oportunidade, o desenvolvimento de questões relativas ao setor de cabotagem no Brasil”, afirmou. Segundo Povia, a agenda com a ANUT terá prosseguimento em encontros bimestrais.
Para o presidente do Conselho Diretor da ANUT, Antônio Bacelar, a reunião foi um sucesso. “O que nós queremos é ser uma voz ativa, contribuir, achar a solução mais adequada do ponto de vista do usuário. Eu considero que a abertura que a ANTAQ nos deu aqui foi espetacular e nos leva a acreditar que faremos um trabalho conjunto bastante adequado”, salientou.
O diretor Adalberto Tokarski também saudou a iniciativa: “A ANTAQ já vem avançando em alguns pontos que foram colocados aqui, pela ANUT, como a contratação da empresa para realizar a pesquisa de satisfação dos usuários dos portos organizados. Também já estamos trabalhando em normativos para tipificar determinadas infrações, de forma a coibir abusos na prestação dos serviços”, observou.
Ainda de acordo com Tokarski, o diálogo com os usuários integra uma postura da Diretoria da Agência para estreitar as conversas com o setor regulado. “Na próxima semana, vamos ficar dois dias e meio numa agenda bastante extensa no Porto de Santos. Através desses contatos, queremos saber como a ANTAQ pode atuar de uma forma mais efetiva para aprimorar a regulação do mercado”, observou.
Fonte:ANTAQ