A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em documento encaminhado à Procuradoria Geral da República (PGR) no fim do ano passado e obtido por "O Estado", confirmou que o governo do Maranhão cometeu infração ao transferir recursos originalmente destinados à administração do Porto do Itaqui para os cofres públicos estaduais.
Segundo o órgão , mesmo sob recomendação de não realizar tal prática, o Executivo maranhense permaneceu cometendo infração, conforme cita decreto governamental de outubro do ano passado.
PUBLICIDADE
Sobre a atestação da Antaq, até o momento, o Governo do Maranhão ainda não se manifestou. Caso não haja correções no procedimento no futuro, o Governo Federal poderá solicitar a administração do terminal portuário, considerado uma das principais rotas da economia do Estado.
Nos últimos dias, para tentar amenizar a crise no setor, o Governo do Maranhão - capitaneado pelo governador Flávio Dino (PCdoB) - decidiu investir em propagandas relacionadas a possíveis recordes no transporte e armazenamento de cargas do Porto do Itaqui. Nas redes sociais, o governador comunista prefere evitar o assunto Antaq.
Fonte: Imirante