Ecobrasil

Antaq fará diagnóstico da oferta de transporte marítimo para embarque de arroz

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aprovou, na quinta-feira (7), a abertura de um grupo de trabalho que vai fazer um diagnóstico sobre a transporte marítimo de cabotagem para o escoamento do arroz brasileiro.

A proposta foi motivada por denúncia feita pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) com alegação de que todos os produtores brasileiros de arroz da Região Sul vêm enfrentando reiterada falta de serviço adequado no transporte de cabotagem.

Em seu voto, o diretor-geral da Agência, Eduardo Nery, que relatou a matéria, destacou que “sob um ponto de vista de estratégia de desenvolvimento e segurança alimentar para o país, a questão é relevante por tratar-se de um produto fundamental da cesta básica brasileira, o arroz, de modo que a eficiência do setor tem implicações positivas para a economia, impactando, por exemplo, os índices inflacionários”.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


O levantamento vai servir de subsídio para identificar medidas que poderão auxiliar no planejamento de políticas públicas voltadas a ampliar a capacidade instalada da infraestrutura portuária ou a oferta dos serviços de transporte marítimo.

Quando instituído, o grupo de trabalho vai apresentar um plano em um prazo de 30 dias ao relator do processo que motivou a criação do levantamento para posterior aprovação junto à diretoria colegiada.

Participam do grupo de trabalho as superintendências de Regulação, de Outorgas e de Fiscalização da Antaq, a Coordenação das Unidades Regionais da Agência, representantes do Ministério dos Portos e Aeroportos e da Câmara de Transporte Logístico do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Além disso, também serão necessárias contribuições da Abiarroz, dos transportadores marítimos, de terminais públicos e privados e das autoridades portuárias.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira