Receba notícias em seu email

MSC

Antaq homologa termo de cooperação técnica firmado com TCU

Acordo prevê compartilhamento de informações para amadurecimento das estruturas da agência, em especial nos campos tecnológico, de gestão, governança e qualificação do corpo técnico da autarquia


 


PUBLICIDADE



A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) homologou o termo de cooperação celebrado com o Tribunal de Contas da União (TCU) que visa o amadurecimento das estruturas do órgão regulador, em especial por meio de soluções tecnológicas, de gestão, governança e qualificação do corpo técnico da agência. O acordo de cooperação técnica (ACT), firmado em março e publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (3), tem o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e a cooperação técnico-científica e de capacitação entre as duas instituições.

O ACT também traz a possibilidade de realização de cursos de capacitação e de desenvolvimento profissional promovidos entre os órgãos, além de liberações dos profissionais para palestras e aulas. O acordo permite ainda a troca de recursos e materiais destinados a atividades de ensino, pesquisa e extensão. O texto prevê que as duas partes cooperem para o aperfeiçoamento e especialização técnica de recursos humanos e para o desenvolvimento institucional e de interesse comum entre as instituições. O acordo propõe a promoção de atividades conjuntas para o desenvolvimento de metodologias e soluções inovadoras de interesse comum entre as partes, de forma a estimular inovações e aperfeiçoamentos técnicos dos instrumentos de controle e gestão governamental.

Na cerimônia de assinatura, o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, disse que o acordo representará troca de experiências de compartilhamento das melhores práticas de gestão com o tribunal, atingindo maiores graus de maturidade regulatória. Já o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, destacou que o termo possibilita a abertura de cursos promovidos pelo Instituto Serzedello Corrêa (ISC), com a supervisão da Secretaria-Geral da Presidência (Segepres), permitindo uma capacitação de referência para os servidores da Antaq.

Na ocasião, Dantas disse que o TCU tem uma escola que é referência no Brasil pelos seus cursos prestados. “Permitir que os servidores da Antaq possam participar dos programas de capacitação promovidos pela nossa universidade corporativa é algo que renderá bons frutos para a regulação e para o Brasil. Se a agência funcionar bem, aperfeiçoamos toda a estrutura aquaviária nacional”, afirmou.

O acordo permite ainda que sejam definidas novas frentes de trabalho para o desenvolvimento e expansão das ações desenvolvidas nas discussões técnicas entre as equipes multidisciplinares, podendo haver a participação de especialistas de outros órgãos da administração pública. O termo determina que as despesas sejam de responsabilidade da Antaq e do TCU, conforme as respectivas ações.






   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira