A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) iniciará sua primeira pesquisa para aferir o grau de satisfação dos usuários dos principais portos organizados. O levantamento é de abrangência nacional e foi elaborado com rígidos critérios estatísticos. A pesquisa tem como objetivo conhecer a percepção das empresas sobre os serviços que lhes são prestados nos portos.
Neste primeiro ano, serão realizadas mais de cinco mil entrevistas com as empresas exportadoras e importadoras, armadores e agentes marítimos selecionados aleatoriamente.
Os entrevistados responderão a questões relacionadas ao acesso portuário, disponibilidade de equipamentos, burocracia, tarifas portuárias, entre outros.
Objetivo
Os resultados da pesquisa permitirão a construção de diversos indicadores que nortearão a prática regulatória e a adequação dos serviços prestados, em especial no que se refere ao cumprimento dos compromissos e padrões com o serviço adequado.
As empresas que foram selecionadas pela amostra já estão sendo contatadas para o agendamento da entrevista. A diretoria da Antaq ressalta que as empresas devem atender a esse chamamento, indicando um representante com conhecimento dos serviços portuários para responder ao questionário.
Essa pesquisa será reproduzida em 2016 e 2017, objetivando o acompanhamento sistemático da visão dos usuários sobre o mercado regulado pela Agência.
“A opinião daqueles que efetivamente se utilizam das instalações portuárias é indispensável para a melhoria contínua dos nossos serviços e de todo o setor portuário”, ressaltou o diretor-geral da Agência, Mário Povia.
Fonte:Antaq
PUBLICIDADE