Antaq quer revisar Plano Geral de Outorgas do setor portuário em 2010
A finalidade é continuar, em 2010, a fiscalização sobre as empresas que oferecem serviços de transporte aquaviário ou portuário
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho, disse nesta quinta-feira, 17, que em 2010 o órgão pretende avançar nos estudos para uma regulação cada vez mais próxima dos usuários, revisar o Plano Geral de Outorgas do setor portuário e elaborar um sistema de autorização para hidrovias.
Ele apresentou, durante a manhã, as principais metas para o próximo ano e fez um balanço das atividades da Antaq em 2009.
O diretor ressaltou também a necessidade de mais investimentos no setor. “Uma das grandes metas, é continuar trazendo investimentos para o país na área de transportes. O setor de logística demanda muito investimento, e o nosso trabalho na regulação é fazer com que o ambiente de atratividade seja sempre estável.”
Além disso, a finalidade é continuar, em 2010, a fiscalização sobre as empresas que oferecem serviços de transporte aquaviário ou portuário.
“Queremos autorizar mais licitações de arrendamentos e trabalhar para atrair mais investimentos no setor portuário para continuar atendendo a demanda que o país tem de crescimento do comércio internacional.”
O serviço aquaviário no Brasil ocupa atualmente cerca de 13% das demandas, o que o torna bem menos usado do que os transportes rodoviário e ferroviário. Em 2009, a Antaq fiscalizou 90% das empresas de navegação marinha no país. Como a Resolução nº 1.556 que regula o serviço de terminal portuário de uso privado para o turismo, instituiu regras para melhorar o atendimento a esses usuários.(Fonte: O Povo/CE)