Receba notícias em seu email

MSC

Antaq realizou mais de 4 mil fiscalizações em 2023

O número de autos de infração lavrados diminuiu. As outorgas de instalações portuárias aumentaram 1%

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) realizou 4.431 fiscalizações em 2023, um aumento significativo em relação às 3.037 fiscalizações realizadas em 2018.


PUBLICIDADE



Além das fiscalizações regulares, foram implementadas fiscalizações temáticas e intensificação da fiscalização da dragagem de Itajaí/SC .

O número de autos de infração lavrados diminuiu, assim como o número de notificações e o índice de permanência em irregularidades.

Segundo o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, os dados apresentados demonstram que os resultados positivos de 2023 foram fruto do trabalho conjunto de todos os setores da agência.

“A nossa atuação é fundamental para o desenvolvimento do setor, pois é responsiva e efetiva, permitindo que os investimentos ocorram e que o setor se desenvolva de forma sustentável", disse Nery.

Outorgas

As outorgas de instalações portuárias (arrendamentos, TUPs, Estações de Transbordo de Carga e Instalações Portuárias de Turismo) aumentaram 1% em 2023.

“O investimento é fundamental para o crescimento do setor aquaviário, mas depende de um ambiente propício, com segurança jurídica e regulatória. A Antaq tem criado esse ambiente, com foco na eficiência e na modernização da infraestrutura portuária”, afirmou o superintendente de Outorgas da Antaq, Renildo Barros.

Projeções para 2024

Para este ano, está prevista a extensão do aplicativo CPAI/SP para todo o país, a criação de um Centro Nacional de Monitoramento dos Terminais Portuários e a implementação de um novo modelo de fiscalização responsiva.






   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira