A APM Terminals Pecém, operadora do Porto do Pecém, registrou um crescimento anual de 14% na safra de frutas 2023/2024. Os últimos dois meses da temporada registaram ganhos surpreendentes de 29% e 15% em janeiro e fevereiro, respectivamente.
Daniel Rose, CEO da APM Terminals Pecém comentou: "Em 2023, a APM Terminals Pecém testemunhou um ano significativo marcado por um crescimento notável. Alcançamos um número recorde de movimentos de contêineres no final do ano passado, representando um aumento de aproximadamente 14% em relação ao ano anterior. Essa conquista também é explicada pelo fato de termos recuperado uma parcela significativa do mercado de exportação de frutas no Brasil."
PUBLICIDADE
O serviço de exportação de frutas começou em agosto passado, envolvendo a movimentação em contêineres (melão, melancia, manga e uva) produzidas nos estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará — principal região produtora e exportação de frutas tropicais frescas no Brasil.
Em agosto de 2023, a operadora ultrapassou pela primeira vez a barreira dos 23 mil contêineres movimentados em um único mês.
A tendência de crescimento continuou, atingindo 32.058 movimentos em outubro e 32.466 em dezembro de 2023. No total, no ano passado foram movimentados 283.079 contêineres. Desse total, 53% foram por cabotagem e 47% foram por longo curso. É o melhor resultado anual já alcançado nos 21 anos de operação da APM Terminals no Porto do Pecém.