A APM Terminals Pecém relatou um crescimento de dois dígitos percentuais na movimentação pelo segundo ano consecutivo, registrando cerca de 430 mil TEUs em 2021. Os números mostram 10% a mais do que em 2020, resultado principalmente das exportações de cargas refrigeradas, que cresceram aproximadamente 21% em relação ao ano retrasado.
Com mais de 350 mil TEUs movimentados em Pecém (CE) ao longo do ano, a cabotagem no terminal aumentou em 6%. Os embarques de carga refrigerada impulsionaram esse forte crescimento, resultando em 47,7% acima dos níveis de 2020. Atualmente, o Porto do Pecém oferece seis linhas de cabotagem, ligando o Sul do país ao Nordeste e Manaus, sendo um porto estratégico para movimentação de cargas de cabotagem e longo curso.
PUBLICIDADE
Em termos de embarques de longa distância, a companhia obteve um crescimento de 31% em relação a 2020, registrando mais de 75 mil TEUs movimentados no ano. Essas cargas representaram 18% do total de movimentações do terminal, consequência do resultado das exportações full load (carga completa), que cresceram 20% no período.
A APM Terminals Pecém também cresceu na exportação de frutas da região Nordeste para o litoral leste da América do Norte e Europa. Mais de 11 mil contêineres foram movimentados de janeiro a novembro, representando um aumento de 22% em relação ao mesmo período de 2020. Além disso, o terminal se manteve como principal porta de entrada para embarques desse segmento de carga fora do Brasil.