A APM Terminals Pecém anunciou, nesta quarta-feira (14), a renovação de sua licença de operação até 2049, prorrogando em 15 anos sua permanência no Porto do Pecém, no Ceará. O novo ciclo da empresa inclui investimentos de R$ 200 milhões voltados à modernização, aumento de capacidade e redução de emissões. A iniciativa reforça o compromisso com o desenvolvimento logístico e econômico do Ceará e da região Nordeste.
Segundo Daniel Rose, diretor-presidente da APM Terminals Suape (PE) e Pecém (CE), o planejamento contínuo ao longo dos últimos dois anos e a parceria com o Complexo do Pecém e o governo do estado foram essenciais para viabilizar a expansão. O novo investimento contempla a aquisição de um quarto guindaste STS e a substituição de equipamentos a diesel por seis e-RTGs e caminhões elétricos. A instalação ocorrerá em paralelo à obra de ampliação do terminal, que adicionará um novo berço de atração de 350 metros ao cais, elevando a extensão total de 600 para 800 metros.
PUBLICIDADE
Com conclusão prevista da obra para o final de 2028, a previsão é de que as operações ampliadas comecem em meados de 2029. A capacidade do terminal será ampliada de 650 mil TEUs para 850 mil TEUs. A substituição da frota também faz parte da estratégia de sustentabilidade da empresa, com expectativa de reduzir em 70% as emissões de carbono até 2030. A APM Terminals opera uma extensa rede portuária global e integra o grupo AP Moller-Maersk, presente em mais de 130 países.