APM Terminals - Primeiro navio do serviço Sanwaf

A APM Terminals Itajaí, responsável pela movimentação de contêineres no porto de Itajaí, recebeu em março o RHL Aqua, primeiro navio do serviço Sanwaf. Com escalas semanais em Itajaí, o serviço operado pelos armadores CMA-CGM/Delmas e Nile Dutch escala os principais portos brasileiros e dois portos na África (Luanda e Pointe Noire).

Segundo o superintendente da APM Terminals Itajaí, Ricardo Arten, grande parcela dos embarques no novo serviço será de carne congelada, produto que deve gerar um incremento importante na economia de toda a cadeia logística da região. “O novo serviço no terminal fortalece ainda mais nosso foco estratégico no cliente e no desenvolvimento econômico de Itajaí e região”, diz Arten.

A APM Terminals está com 40% das estacas e quase 50% da estrutura pré-moldada concluídas na obra de reconstrução do berço 1. A estrutura do terminal — avariada por conta da enchente que atingiu o Vale do Itajaí no segundo semestre de 2011 — será entregue em setembro deste ano, e a proteção de fundo, dois meses depois. Segundo o superintendente da APM Terminals Itajaí, Ricardo Arten, os trabalhos de reconstrução estão a todo o vapor e dentro da margem de cronograma estipulado. O berço 1 foi parcialmente destruído pela força da correnteza do Rio Itajaí-Açu, que provocou forte erosão e expôs as estruturas do cais. “Com a estrutura recuperada, teremos mais uma opção de atracação de navios, seguindo os mesmos padrões de qualidade com que já operamos a movimentação de contêineres no porto”, comenta Ricardo Arten.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


Junto com a reconstrução do berço 1, a APM Terminals Itajaí faz um investimento extra de proteção do cais no fundo do rio para que o mesmo resista a eventos excepcionais como as correntezas da enchente de 2011. Esta obra de reforço, semelhante a um colchão de proteção, será concluída em novembro, com o objetivo de evitar a erosão e a exposição das estruturas do cais em situações semelhantes no futuro.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira