APM Terminals Suape, localizado no Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Suape), Pernambuco, concluiu a compra de 28 equipamentos de movimentação de contêineres totalmente elétricos da SANY. Esses equipamentos foram personalizados para o novo terminal e incluem tecnologia avançada para maior eficiência e segurança.
O novo terminal, que está em construção desde fevereiro, deverá iniciar suas operações no segundo semestre de 2026. Com um investimento de mais de US$ 47 milhões em equipamentos modernos, o projeto visa consolidar o terminal como o primeiro 100% elétrico na América Latina.
PUBLICIDADE
Entre os equipamentos adquiridos estão dois guindastes STS (ship-to-shore) e sete guindastes RTG operados remotamente. Ambas as categorias possuem sistemas para aumentar a precisão dos movimentos, evitar danos aos equipamentos e garantir a segurança das operações. Os RTG incluem sistemas de prevenção de colisões para reduzir o risco de acidentes e sistemas para evitar que caminhões sejam levantados acidentalmente com contêineres ainda presos aos veículos.
Além disso, dois reach stackers e dois empilhadores de contêineres vazios, todos elétricos, serão os primeiros dessa categoria no Brasil. A compra inclui também uma empilhadeira elétrica de 16 toneladas e quatorze tratores elétricos de terminal.
O novo terminal deverá gerar empregos diretos e indiretos, promover o desenvolvimento socioeconômico na região e oferecer maior conectividade e janelas de atracação ampliadas para as companhias de navegação.