A Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis) discutem nesta terça-feira (13), em Brasília, um novo calendário para o licenciamento ambiental do porto.
A reunião que estava marcada inicialmente para segunda-feira deverá acontecer às 14h, na sede do Ibama. O porto chegou a ser interditado por não cumprir o Termo de Ajuste de Conduta para atender as normas ambientais.
A justiça concedeu na sexta-feira (9) 30 dias para a Appa apresentar um novo cronograma. O Ibama já informou que irá aguardar o prazo mas manteve uma multa de R$ 4,8 milhões pela desobediência da Appa.
As principais falhas apontadas pelo Ibama são a falta de um plano de contingência para situações de emergência e os riscos à segurança da navegação em virtude da falta de dragagem no Canal da Galheta.
A Aciap (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá) deverá bancar um estudo de impacto ambiental para o porto, no valor aproximado de R$ 1,5 milhão.
Fonte: Correio do Litoral
PUBLICIDADE