A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) assinam na próxima sexta-feira (30), acordo de cooperação para a realização de estudos de impacto ambiental nas regiões portuárias paranaenses. O objetivo é que o Centro de Estudos do Mar, unidade de pesquisa da UFPR no litoral do estado, forneça dados e informações para desenvolver estratégias sustentáveis de manejo costeiro e proteção marinha, além de apoio científico para realização de dragagens.
“A parceria com a Universidade Federal é importante para que realizar as pesquisas necessárias, com transparência e credibilidade. A equipe cientifica do Centro de Estudos do Mar é composta por professores doutores que tem expertise na área”, disse o superintendente Mario Lobo Filho.
A assinatura do documento será na próxima sexta-feira (30), às 18h30, na abertura solene das comemorações preparadas pela Appa para o aniversário de 362 anos de Paranaguá. Na ocasião também será lavrado termo de cooperação entre a Administração e o Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá, para realização de atividades culturais.
A programação o aniversário da cidade terá a apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná, na Praça 29 de julho, na sexta-feira (30), às 20 horas. O concerto, aberto ao público e gratuito, inclui composições de Georges Bizet, Johannes Brahms, Antonín Dvorak e Camargo Guarnieri.
De 30 de julho a 31 de outubro, o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná fará a mostra Séries do Porto, com 25 obras assinadas por vários artistas, que retratam o dia a dia do terminal portuário, navios, cargas e o trabalho dos estivadores, entre outras temáticas, nos mais diferentes períodos históricos.
Os eventos são promovidos por uma parceria entre Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, a Associação dos Amigos do Museu Oscar Niemeyer, Universidade Federal do Paraná e Centro Cultural Teatro Guaíra.
Fonte:Agência Estadual de Notícias
PUBLICIDADE