A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) investiu R$ 35 milhões em projetos e ações ambientais nos últimos seis anos. Para mostrar essas iniciativas e os avanços obtidos, a autoridade portuária irá debatê-los durante este mês, em uma programação batizada como Junho Verde.
“Quando assumimos a gestão, em 2011, o Porto operava sob liminar, sem licenciamento ambiental. Em 2010 foi embargado pelo Ibama, com uma autuação de mais de R$ 10 milhões. Hoje temos mais de 30 licenças ambientais e, ao invés de pagarmos multas, investimos na prevenção e conservação do meio ambiente”, disse o secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
PUBLICIDADE
Os recursos foram aplicados em estudos ambientais, étnicos e arqueológicos para novos licenciamentos, planos de emergência, centro de prontidão ambiental, saneamento e tratamento de efluentes, coleta e destinação de resíduos sólidos, monitoramentos de dragagens, controle de pragas e proliferação de vetores, varrição mecanizada de ruas e avenidas, recuperação de passivos ambientais, gerenciamento de emissões atmosféricas e de ruídos, gerenciamento de água de lastro dos navios e monitoramento da qualidade das águas e dos sedimentos.
Fonte: A Tribuna