A Autoridade Portuária de Santos (APS) assinou, na manhã de terça-feira (6), um memorando de entendimento com o North Sea Port, da Bélgica, voltado à cooperação em práticas sustentáveis no setor portuário. O acordo tem validade de cinco anos e abrange iniciativas como o desenvolvimento de portos verdes, uso de energias renováveis — solar, eólica e hidrogênio —, captura de carbono e monitoramento ambiental.
O objetivo é estabelecer uma rede internacional de parcerias voltadas à criação de corredores marítimos sustentáveis, em consonância com as metas globais de redução de emissões de carbono. A troca de conhecimentos, tecnologias e estratégias entre os dois portos será voltada à eficiência energética e à economia circular.
PUBLICIDADE
“O Porto de Santos é o maior e mais movimentado do Brasil, e tem buscado, continuamente, incorporar práticas sustentáveis e tecnologias inovadoras. Queremos ser um exemplo de como grandes portos podem liderar essa transição, conectando-se ao esforço global de descarbonização e energias renováveis”, afirmou Beto Mendes, diretor de Operações da APS.
Segundo Anderson Pomini, presidente da APS, “o Porto de Santos, com esta assinatura, se compromete a atuar por um futuro melhor e mais verde no transporte marítimo mundial, que é responsável por 90% das trocas comerciais do planeta”.
A assinatura do memorando coincidiu com a passagem pelo porto do navio Atlantic Orchard, embarcação equipada com a tecnologia eSAIL — velas automatizadas de 26 metros de altura que contribuem para a redução do consumo de combustíveis fósseis. O navio, dedicado ao transporte de suco, partirá de Santos rumo aos Estados Unidos nos próximos dias.
Além dessa parceria internacional, o Porto de Santos já adota medidas sustentáveis, como o uso da energia elétrica gerada pela usina hidrelétrica de Itatinga, em Bertioga, e o fornecimento de energia elétrica a rebocadores atracados desde 2024, reduzindo a necessidade de combustíveis fósseis durante o período de permanência no porto.