O Instituto Mais Itajaí, Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos formada por empresas catarinenses, anunciou nesta quinta-feira (9) que assinou com a Autoridade Portuária de Santos (APS), administradora do Porto de Itajaí, e a prefeitura municipal termo de compromisso para elaboração do projeto executivo do novo terminal de cruzeiros na cidade. Pelo acordo, a APS vai destinar R$ 300 milhões para execução do projeto, cuja entrega é prevista para janeiro de 2026.
Além disso, o termo de compromisso estabelece que o investimento total da APS em melhorias no Porto de Itajaí ultrapassará os R$ 800 milhões, incluindo o novo terminal. O Instituto Mais Itajaí informou que vai doar ao município e ao governo federal, por meio da Autoridade Portuária de Santos, o Master Plan do novo terminal pronto para licitação e execução.
PUBLICIDADE
A OSC explicou que já estão sendo feitos, pela WSP, especializada em projetos portuários, estudos da concepção urbana e arquitetônica, estudos náuticos, modelagem econômico-financeira e estratégias técnicas para a possível concessão ou estabelecimento de Parceria Público-Privada (PPP). Além disso, estão previstas intervenções no entorno do terminal.