Os países da Ásia são os principais parceiros comerciais do Porto de São Francisco do Sul, concentrando 62% da movimentação de carga. Para esse continente são exportados, maiormente, soja e milho; e importados, aço e fertilizantes.
O restante das mercadorias são negociadas na América do Sul (18%), América do Norte (10%), Europa (8%), África (2%) e Oceania (0,1%).
Com uma movimentação média anual de 13 milhões de toneladas, São Francisco do Sul é responsável por metade de todas as cargas que passaram pelos portos de Santa Catarina. A maior parte é de grãos (65%), seguido por aço e madeira (34%) e óleo de soja (1%).
PUBLICIDADE
Os dados estão contidos em relatório de sustentabilidade produzido anualmente pela administração do porto. São Francisco está em quinto lugar entre os 35 portos públicos do Brasil no Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA) da Antaq, com uma pontuação de 96,95, de um total de 100.
“O Relatório de Sustentabilidade é uma espécie de raio-X do porto. Quem o lê, pode ter uma ideia da grandiosidade do complexo portuário”, salienta o presidente Cleverton Vieira, reafirmando que o documento exterioriza o compromisso com a transparência, o meio ambiente e a prevenção à corrupção.
O Porto de São Francisco do Sul possui os certificados ISO 9001 (Gestão da Qualidade) e ISO 14001 (Gestão Ambiental).