Navalshore 2024

Asia Shipping adquire fatia em startup e incorpora soluções com IA

Com transação, integradora logística passa a contar com plataforma com inteligência artificial da Dati voltada para operações de comércio exterior

A Asia Shipping adquiriu parte da startup catarinense Dati, que conta com uma plataforma em nuvem com inteligência artificial (IA) voltada para operações de comércio exterior. A integradora de logística passa a contar uma plataforma digital completa, que automatiza a rotina na importação com uso de IA abrangendo a cadeia de suprimentos, desembaraço, logística internacional e logística nacional.  Por meio da IA e do Machine Learning, a plataforma é capaz de gerir e se comunicar de forma autônoma com todo o ecossistema de importação e exportação agindo de maneira proativa e preventiva, a partir da análise de dados.

A solução incorporada aos processos da Asia Shipping cuida, age, questiona, informa e toma decisões estratégicas para beneficiar os negócios. “Trata-se de um serviço diferente de tudo que existe no mercado e que promete transformar o setor globalmente, ao unir todas as informações necessárias em um único local. A automação de até 87% da importação com o uso de inteligência artificial trará mais eficiência e agilidade”, detalhou o CEO da Asia Shipping, Alexandre Pimenta. O valor da transação não foi revelado.

O CEO da Dati, Daniel Martins, acrescentou que os processos vigentes no mercado brasileiro passarão por uma revolução, a partir da transição gradual para a Declaração Única de Importação (Duimp), que substituirá a antiga declaração de importação. Segundo o executivo, haverá uma mudança de paradigma na maneira como as operações comerciais internacionais são encaradas. Ele destaca que a solução tem a capacidade de automatizar as principais operações envolvidas no departamento de comércio exterior, desde a emissão do pedido de compra até a geração da nota fiscal de entrada no estoque.

“Essa automação abrangente proporciona uma significativa eficiência operacional aos importadores, simplificando e acelerando todo o processo de importação, permitindo maior controle e agilidade no gerenciamento das operações de comércio exterior”, disse Martins. Ele considera que a aquisição também representa uma oportunidade de expansão internacional, num momento em que existe uma busca por aumento de eficiência a partir da abordagem de ponta a ponta proporcionada pela DUIMP. “Os dados gerados a cada compra ou venda ao exterior serão analisados e armazenados em único lugar, gerando insights que farão a diferença para a tomada de decisões”, ressaltou o CEO da Dati.

O CEO da Asia Shipping disse que a empresa não descarta novas aquisições nos próximos anos. Segundo Pimenta, o investimento em tecnologia de ponta tende a crescer ao longo deste ano, acompanhando a velocidade do mundo digital e a revolução promovida pela IA, especialmente após o lançamento dos modelos generativos. “Queremos garantir melhorias sistêmicas que impulsionem o crescimento dos negócios sem burocracia. Nossa meta é agressiva em relação à adoção de novas tecnologias”, afirmou.

No ano passado, a Asia Shipping atingiu uma taxa de 22,42% de crescimento, atribuída à recuperação de algumas indústrias e do investimento em novas tecnologias. Para 2024, a expectativa da empresa é crescer, pelo menos, o dobro do mercado. Essa meta depende do desempenho de alguns setores, como: linha branca, placas fotovoltaicas e automotivo. A multinacional brasileira Asia Shipping está em 12 países. A empresa aderiu ao Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado (OEA) e ao Pacto Global da ONU.

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Pesa   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira