A Asia Shipping, empresa dedicada à integração de cargas, fechou o ano de 2021 com um crescimento de 35% em volume, movimentando cerca de 400 mil TEUs. Os setores mais demandados neste período foram automotivo, eletroeletrônicos e farmacêutico-hospitalar. Houve, também, movimentação maior de produtos relacionados a energia solar, que é uma grande aposta da multinacional brasileira.
Só este ano a companhia transportou cerca de um milhão de painéis na rota China-Brasil. Só para a Mazer, uma das principais distribuidoras de sistemas fotovoltaicos do país, foram 200 mil placas solares. No setor automotivo, cuja demanda vem crescendo ano a ano, a Asia Shipping se responsabilizou pelo transporte de mais de 10 mil contêineres para grandes fabricantes internacionais.
PUBLICIDADE
Alguns cenários também contribuíram para este crescimento. Segundo Rafael Dantas, diretor de vendas multinacional, a crise energética elevou potencialmente a movimentação de peças e produtos fotovoltaicos. "Isso continuará sendo pauta no mercado nos próximos meses. A inserção de novos navios no mercado no próximo ano acontecerá e amenizará a falta de capacidade que vivemos nos últimos meses. Mas o frete seguirá a mesma tendencia de hoje, com alguns ajustes”, disse o executivo.
Criada em Santos em 1996, a Asia Shipping é uma multinacional brasileira que atua na gestão de processos logísticos de mercadorias tanto na importação quanto na exportação, utilizando diversos modais como aéreo, marítimo e rodoviário.