O grupo Atem implementou um plano logístico robusto para enfrentar a seca de 2024 no Amazonas, com o objetivo de garantir o abastecimento de combustíveis na região. A empresa aumentou em 75% sua frota de balsas, incluindo a aquisição da balsa Lumpsum, que transporta até 12 milhões de litros, e de balsas menores para navegação em águas rasas.
Uma das operações estratégicas ocorre em Itacoatiara (AM), onde navios fundeiam e transferem até 60 milhões de litros de combustíveis para balsas, em uma operação ship-to-barge. A primeira dessas operações foi realizada na semana passada, envolvendo quatro balsas que transportaram derivados de petróleo para a Refinaria da Amazônia (Ream), em Manaus (AM).
Além disso, a Atem reforçou seus estoques de combustíveis em Manaus, Porto Velho (RO), Miritituba (PA) e Santarém (PA), antecipando a distribuição para garantir o abastecimento dos municípios do interior durante a seca. Em 2023, o atendimento envolveu 20 navios e 60 balsas, movimentando 511 milhões de litros sem interrupções.
PUBLICIDADE