A Cattalini Terminais Marítimos anunciou a ampliação, de 13,10 metros para 13,30m, do calado do berço externo do seu píer provado no Porto de Paranaguá, no Paraná. Com isso, a empresa passou a ter condições de operar com navios da classe LR1 e aumentou sua capacidade de movimentação em aproximadamente 1.500 toneladas de granéis líquidos por embarcação.
Segundo a empresa, o berço externo do píer Cattalini pode receber navios de até 229 metros de comprimento e com capacidade de até 70 mil toneladas de porte bruto. Já o berço interno, com calado de 12,5m, é preparado para embarcações de até 190 metros de comprimento e capacidade de 50 mil toneladas de porte bruto.
PUBLICIDADE
O píer conta com sistema de monitoramento de atracação a laser, capaz de registrar dados durante a aproximação dos navios. Num painel numérico, o sistema informa em tempo real a velocidade e a distância do navio em relação ao berço de atracação, auxiliando práticos e rebocadores a executarem as manobras.
Além disso, semáforos com luzes verde, amarela e vermelha orientam visualmente os limites de velocidade para a atracação. A estrutura possui ainda dolfins, defensas, cabeços de amarração e cabrestantes que ampliam a capacidade de receber navios com maior potencial de carga.
O píer é equipado também com sistemas de monitoramento ambiental e meteorológico, que fornecem em tempo real informações sobre correntes marítimas e ventos. E conta ainda com um marégrafo homologado pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), que acompanha o nível e o comportamento das marés, e uma plataforma que fornece previsões meteorológicas com até sete dias de antecedência.