Ecobrasil

Autoridade Portuária da Antuérpia investe 1,6 bilhão euros

O conselho de administração da Autoridade Portuária da Antuérpia aprovou o plano financeiro de longo prazo (2011-2025), representando um montante de 1,6 bilhão de euros. Com este ambicioso plano de investimentos a Autoridade Portuária está apostando no futuro.

Este plano só é possível graças à política financeira sustentável que a Autoridade Portuária tem seguido nos últimos anos. "São estes resultados financeiros, sem tentar maximizar os lucros que, mesmo após um período de crise, nos dá uma base financeira suficiente para implementar esse programa de investimento que é tão importante para nossos clientes, e para ir adiante com as atividades prioritárias e de investimentos," afirma o CEO da Autoridade Portuária Eddy Bruyninckx. A sustentação de uma Antuérpia competitiva e como o segundo maior porto da Europa se dá substancialmente pelo Plano Total e ajuda a colocá-lo em prática com este programa de longo prazo, com o montante anual de investimentos duplicado em comparação com anos anteriores.

Nos próximos 15 anos, a Autoridade Portuária irá investir 1,6 bilhão de euros na expansão do porto (aumento da doca Verrebroek e da Área de Desenvolvimento Saeftinghe), instalações portuárias (construção de um segundo bloqueio na margem esquerda, restauro da doca, modificações na doca do Canal e no Canal Waasland), equipamentos (compra de uma nova draga de sucção, novos rebocadores, barcaças de carga, uma barcaça-empurrador, guindastes de doca e guindastes móveis) e edificações. Despesas adicionais estão previstas para a compra de terras da General Motors (GM), que está fechando sua fábrica da Antuérpia, e as contribuições financeiras ao projeto de mobilidade Oosterweel e ao Estádio do Porto de Antuérpia.

Quanto à utilização a ser feita do terreno da GM, a Autoridade Portuária irá discutir com o governo de Flandres, com vistas à criação de um projeto industrial. No entanto, ele também poderia ser usado para fins logísticos. Ao aprovar o plano financeiro de longo prazo da Autoridade Portuária, foi dada especial atenção aos níveis futuros das taxas portuárias. O conselho de administração decidiu congelar as taxas de 2011 aos níveis de 2010. "A Autoridade Portuária da Antuérpia continua a ser uma parceira confiável aos usuários do porto, em termos de taxas cobradas por serviços.

Da Redação



Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira