O superintendente adjunto da Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental (AHIMOC ), Jorge Barroso, esteve em Porto Velho na manhã de segunda-feira (30) para uma reunião com o diretor-presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph) Ricardo de Sá Vieira, para discutir a expedição que tratará das vistorias que devem ser realizadas no rio Madeira, cujo objetivo é verificar as atuais condições de navegabilidade do Madeira, especificamente o trecho foz-Porto Velho. Participaram da reunião o secretário adjunto da SEMTRAN, João Marcos e o representante do DNIT (AM) Evailton Arantes.
De acordo com Jorge Barroso, a AHIMOC, as vistorias fazem parte do estudo de viabilidade técnica econômica e ambiental da hidrovia do Rio Madeira. A hidrovia começa em Porto Velho e vai até a foz do rio Madeira, na confluência com o rio Amazonas.
“Viemos convidá-los a fazer parte desta inspeção”, disse Barroso. De acordo com Ricardo de Sá, é importante para a Soph que o estudo seja concluído. “Assim que essas vistorias acontecerem, serão identificados os pontos críticos de navegação, onde será necessária a dragagem do rio, com a retirada de bancos de areia que atrapalham a passagem das embarcações”, explicou.
Estão presentes para a expedição representantes do Ministério dos Transportes, Marinha do Brasil, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Codomar (Companhia Docas do Maranhão), DNIT (DF), IBAMA (DF) e SEDAM (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental). As autoridades saíram na manhã desta terça-feira (31), do Porto Cai N'Água.
Fonte: Rondônia Dinâmica
PUBLICIDADE